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A Google anunciou no começo dessa semana que vai passar a penalizar as páginas que dificultam a navegação do usuário principalmente na versão mobile. A mudança não é imediata: os sites têm até o dia 10 de janeiro de 2017 para adequar suas navegações e torná-las mais limpas para o usuário final.

 

As mudanças anunciadas pela Google são:

  • Fim da Label “Mobile Friendly”: A label foi criada dois anos atrás para alertar aos produtores de conteúdo a necessidade de se criar um site com navegação e leitura facilitadas para mobile. Atualmente, 85% dos sites de conteúdo já estão adequados para a visualização móvel, o que torna a label ultrapassada. Isso não elimina, porém a necessidade de se adequar à navegação móvel – isto ainda permanece como um dos critérios para rankeamento de SEO.
  • Penalização de páginas que colocam barreiras ou pop-ups na rolagem de conteúdo: A Google entende que pop-ups intermediários e barreiras de navegação são difíceis de se transpor quando estamos acessando um conteúdo via dispositivo móvel. O ideal é fornecer o conteúdo de forma mais limpa para o usuário. Desta forma, páginas que insistirem nas barreiras de publicidade para a disponibilização de conteúdo serão penalizadas.
  • Barreiras pop-up de avisos: Não serão penalizadas as páginas que inserirem pop-ups de aviso para a liberação de Cookies no navegador, avisos legais ou classificação etária.

O objetivo da Google é melhorar o rankeamento de páginas que oferecem conteúdo de qualidade e evitar que o usuário seja negativamente impactado por publicidades invasivas.

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