inbound-outboundEnquanto o Inbound Marketing trabalha estratégias online de captação passiva e orgânica de leads – ou potenciais consumidores – e a nutrição desses leads para que eles cheguem na decisão de compra, o Outbound Marketing trabalha estratégias mais ativas e não só online. Para entender as principais diferenças entre o Inbound e Outbound, primeiro precisamos entender o que é o Outbound Marketing.

O Outbound Marketing é uma estratégia oposta ao Inbound

O Inbound Marketing é conhecido por ser uma estratégia mais elaborada de venda, que leva em consideração um tempo mais extenso de negócio, uma vez que ele não força a venda, mas oferece soluções para um problema que o usuário, quando se torna lead, já identifica ter.
O Outbound, entretanto, é uma estratégia contrária onde, claramente, é oferecido um produto e/ou serviço para compra. O Outbound não se preocupa em educar o usuário, nem em qualificá-lo para que ele chegue na decisão de compra seguro de que o produto/serviço oferecido é exatamente o que ele procura. O que o Outbound faz é oferecer um produto/serviço através da propaganda e deixar que o lead pense por si só quanto às suas escolhas de consumo.

Qual estratégia é mais efetiva?

Embora os estudiosos da publicidade e do marketing entendam o Inbound como a “Estratégia do futuro”, o Outbound é ainda uma estratégia bastante usada e bastante efetiva. Portanto, esta não é a pergunta mais correta. O mais correto de se perguntar é “em quais casos preferir o Inbound e em quais o Outbound é mais efetivo?”.
E a resposta para esta pergunta é: depende de quanto você pode investir. O Inbound é conhecido por ser uma estratégia de custos menores e resultados a longo prazo, enquanto o Outbound é uma estratégia que envolve altos custos e retornos mais rápidos.

Quais canais são utilizados para uma estratégia de Outbound?

As estratégias de Outbound contam com:
– Flyers, outdoors, malas diretas;
– Prospecção ativa em empresas;
– Telemarketing;
– AdWords, AdSense, Rede de Display, Social Media Ads;
– Propagandas de rádio e tv, entre outros.
Isto faz com que o custo do Outbound em relação ao Inbound seja consideravelmente maior. E, embora o custo do Outbound seja mais alto, seus resultados são atingidos em prazos menores.

Mas no que a minha empresa deve, afinal, investir?

Isso é bastante relativo. Antes de definir qual estratégia é ideal para sua empresa, é importante definir quanto você pode investir financeiramente em propaganda e quanto tempo de retorno você está disposto a esperar.
Muitas empresas buscam mesclar as duas estratégias e investem melhor os recursos que têm a disposição, de forma a prospectar clientes e nutrir leads para fechar negócios mais assertivos. Este, talvez, seja o segredo do sucesso da propaganda atual – principalmente online.
O essencial é, portanto, pesquisar, refletir, levantar estudos e determinar por si quais são os esforços adequados para não criar expectativas irreais com as estratégias traçadas e obter os melhores resultados de cada estratégia disponível no mercado, adaptando-as para a sua realidade.

Fique atento à nossa página do Facebook e do LinkedIn para mais conteúdos sobre marketing digital, redes sociais, comunicação, propaganda e design!

Comments

comments