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Taxa de conversão no marketing digital, pode significar diversas coisas. Por exemplo – quem trabalha com e-commerce entende taxa de conversão exclusivamente como compra concluída. Já quem trabalha com Inbound Marketing considera como conversão cadastros em uma landing page para download de um ebook.

Como a taxa de conversão é uma variável que depende do tipo de negócio e estratégia aplicados a ela, analisá-la é também uma tarefa complexa. Entenda abaixo e confira como mensurar diferentes tipos de conversão.

Quando podemos dizer que houve conversão no Inbound Marketing?

Podemos dizer que houve conversão quando:

  • O usuário se cadastra para receber newsletters;
  • O usuário faz downloads de materiais;
  • O usuário solicita orçamentos, visita técnica, detalhamento de produtos e afins;
  • O usuário efetivamente realiza uma compra ou contratação de serviço.

Se analisarmos, cada tipo de conversão listada acima indica a etapa do Funil de Vendas em que o usuário se encontra.

Quais são os diferentes tipos de conversão?

As conversões diferem de acordo com o tipo de negócio e a estratégia adotada. Os diferentes tipos de conversão são:

  • Compra: o exemplo aqui é simples – você cria anúncios de mídia paga para a venda de seus produtos, o usuário chega à sua loja por meio desta campanha de mídia paga e compra seu produto. Isto é uma conversão de compra.
  • CTA: a conversão de call to action oferece um produto/serviço, mas o usuário deverá dar algo em troca para obter esse produto/serviço – normalmente dados cadastrais como nome e email. Quando o usuário finaliza o cadastro necessário isso é considerado uma conversão.
  • Conversão Social: é similar à conversão por CTA, mas ao invés de fornecer seus dados o usuário precisa fazer alguma ação em suas redes sociais para ter acesso ao que lhe é oferecido. Isto é: ele deve compartilhar o link de seu site em redes sociais, ou curtir sua página, enfim, realizar alguma ação em redes sociais.
  • E-mail marketing: o usuário chega ao seu e-commerce ou site e finaliza uma compra ou realiza uma conversão em uma landing page através de um e-mail que foi disparado para sua base de leads.

Como melhorar suas conversões?

Para melhorar suas conversões, você deve:

  • Trabalhar melhor suas landing pages, se possível separando diferentes produtos/serviços em diferentes landing pages. Além disso, é imprescindível que você trabalhe melhor as call to actions de suas landing pages, de forma que o usuário converta nelas.
  • Imagens e vídeos auxiliam muito nas conversões. Então, seja nas suas landing pages ou nos seus emails marketing, é tão importante trabalhar as imagens quanto é importante trabalhar os textos.
  • Evite chamadas clichês, principalmente para as estratégias de email marketing, pois isso pode cair direto em filtros de spam.

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