memes-sexta-feira

Semana passada o Facebook mudou uma de suas principais funções para anunciantes, mas não só de anúncios vive a rede. Semana passada foi liberado também um pacote de Stickers criado pelo ilustrador Raul Aguiar, com expressões tipicamente brasileiras. Os stickers são muito usados em comentários e conversas via inbox.

Além disso, desde o começo do mês de junho, às sextas-feiras, o Facebook inseriu uma ferramenta em sua página inicial, tanto para desktop quanto para mobile, uma série de imagens sugeridas para postagem sobre o fim de semana. A ferramenta “Memes de sexta-feira” virou piada das páginas de humor da própria rede.

Embora os Memes de sexta-feira tenham sido uma estratégia pouco aceita pelo público geral, as ações promovidas pela rede têm feito muito sucesso. Sejam as fotos de perfil temporárias de cunho temático, a possibilidade de se colocar um vídeo como imagem de perfil e por aí vai.

O Facebook vem se reinventando, embora Mark Zuckerberg reconheça que a rede está em sua fase de declínio. Os experimentos que a rede tem feito no último ano são uma forma de manter usuários ativos antes que a rede se torne um reduto de spam e publicidade.

O único caminho ainda não explorado pelo Facebook é aumentar a visibilidade para conteúdos em texto, uma vez que os usuários comuns têm usado bastante à rede para compartilhar suas opiniões. A utilização para tais fins tem estado tão comum que os usuários do Facebook e de outras redes sociais apelidaram os textos opinativos de usuários da rede de textão do Face.

Talvez seja este o caminho para o Facebook voltar às boas graças com seu público – mais atenção ao usuário que ao anunciante. Este é o caminho para que existam usuários a se impactar com peças e anúncios.

Fique atento à nossa página do Facebook e do LinkedIn para mais notícias sobre marketing digital, redes sociais, comunicação, propaganda e design!

Comments

comments