Adblock-Plus_
15 de agosto de 2016

Novas mudanças no Facebook

Nas últimas semanas o Facebook fez uma pesquisa com usuários questionando o que poderia ser melhorado na navegação do site, seus interesses e o tipo de uso que as pessoas fazem da ferramenta. A partir deste estudo, novas mudanças foram feitas na estrutura do feed de notícias da rede social. O objetivo destas mudanças é deixar o usuário mais informado sobre o mundo ao seu redor.

A última mudança estrutural no feed de notícias da rede social tornava mais relevante o conteúdo de familiares e amigos, algo que lembrava os primórdios da rede social. Com esta nova mudança, além de posts de familiares e amigos, páginas que foram classificadas por usuários como informativas terão prioridade no feed de notícias dos usuários.

Esta é uma notícia boa e ruim para quem trabalha estratégias de comunicação na plataforma; as páginas que foram classificadas pelos usuários como informativas e/ou de conteúdo relevante perceberão melhora em seus números de alcance e de visitas em sites vindas do Facebook. Já páginas classificadas com conteúdo exclusivamente publicitário terão suas entregas ainda mais comprometidas, exigindo mais e mais investimentos em mídia.

Outra mudança apresentada pela rede na última semana foi a burlada nos sistemas de bloqueio de propaganda, os AdBlocks. Na semana passada o Facebook declarou que ia burlar os sistemas de bloqueio de propaganda para navegadores.

Esta mudança também faz parte da estratégia da rede de entregar conteúdo de maior qualidade aos usuários. Ao invés de permitir que os sistemas de bloqueio de propaganda excluam todos os anúncios, eles perguntaram aos usuários o que eles consideram mais relevante, para que a entrega de anúncios seja melhor direcionada e mais efetiva.

A AdBlock Plus comprou a briga com o Facebook dizendo que esta é uma atitude anti-usuário da rede de forçar pessoas que não querem ser impactadas por propagandas inconvenientes a todo o tempo enquanto navegam na rede social. Dois dias depois do anúncio do Facebook de que ia burlar os sistemas de adblock, a AdBlock Plus declarou que burlaria os sistemas do Facebook e manteria sua função de bloquear os anúncios na rede social. Essa disputa ainda deve dar bastante pano para a manga nas próximas semanas. Quem será que vence?

Fique atento à nossa página do Facebook e do LinkedIn para mais notícias sobre marketing digital, redes sociais, comunicação, propaganda e design!

Imagem: AdBlock Plus

Comments

comments